Dicas de alimentação na terceira idade

Dicas de alimentação na terceira idade - Blog Amparo HospitalarQuando a terceira idade chega, é necessário adotar alguns cuidados com o corpo para que a saúde e a qualidade de vida sejam mantidas. Exercícios físicos específicos, exames periódicos mais frequentes e uma alimentação balanceada são fundamentais para quem já passou da casa dos 65 anos. E hoje em dia, com os avanços na área da saúde, sabemos que quem tem 65 anos ainda está bem novo.

Cuidados na alimentação

O cuidado com a alimentação deve acontecer durante toda a vida, não é mesmo? Mas então por que na terceira idade esse cuidado precisa ser redobrado? É que estudos mostram que depois dos 65 anos fica mais difícil para o organismo absorver algumas vitaminas e substâncias. O cálcio é um bom exemplo disso e a baixa absorção dessa substância no organismo é a principal causa da osteoporose.

Cardápio balanceado

Mas então como elaborar um cardápio balanceado que ajude a repor todos os nutrientes que o corpo precisa? Bom, o primeiro passo é, sem dúvida, consultar um nutrólogo. Ele vai pedir alguns exames para saber como andam os índices de vitaminas e outras substâncias. Com o resultado em mãos, esse especialista poderá elaborar um cardápio balanceado, inclusive com reposição de vitaminas e minerais se houver necessidade.

Ingredientes fundamentais

Nutrientes como cálcio, vitamina D, fibras, proteínas, vitamina B12 e zinco são muito importantes e precisam sempre estar no cardápio dos idosos. Alguns ingredientes acabam sendo fontes riquíssimas desses nutrientes. Por isso, a Amparo Hospitalar vai mostrar o que não pode faltar na mesa de alguém que chegou a terceira idade. Veja só:

Cálcio

Está presente nos alimentos como leite, queijo branco, iogurte e vegetais de cor verde-escura, como a couve e o brócolis.

Vitamina D

Pode ser encontrada em alimentos como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e leite e derivados.

Fibras

São encontradas nos vegetais, em frutas, legumes e produtos integrais.

Proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são as carnes (brancas e vermelhas), derivados do leite, feijões, legumes, nozes sementes e grãos.

Vitamina B12

Presente nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

Gostou da postagem? Continue acompanhando o blog da Amparo Hospitalar para mais informações e dicas sobre saúde e bem estar na terceira idade.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

img-pronto-atendimento img-produtos-custo-beneficio img-locacao-produtos img-venda-produtos img-servico-montagem-cama img-duvidas
PRONTO-ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA PRODUTOS COM CUSTO-BENEFÍCIO LOCAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS HOSPITALARES VENDA DE PRODUTOS PARA TODO O BRASIL SERVIÇO DE MONTAGEM DE CAMA HOSPITALAR DÚVIDAS? CONSULTE A AJUDA
Fale com um atendente via WhatsApp
Comercial 1 Sérgio
Comercial 2 Marcos